Tudo sobre tijolos aparentes na decoração

O uso do tijolo aparente ainda é tendência?

O uso do tijolo aparente na decoração se tornou popular no fim do século XIX, quando disseminou-se por ser muito mais barato expor o

tijolo existente em casas antigas do que reparar ou substituir as paredes por novas. Ele confere ao ambiente um ar rústico e aconchegante, como poucos outros materiais são capazes.

Não é de hoje que os tijolos à vista são utilizados para realçar a decoração dos ambientes. A referência destes em projetos de áreas externas e na composição de lofts sempre esteve em alta, porém, devido ao toque de personalidade e versatilidade que proporcionam, vêm trazendo cada vez mais charme no décor das casas.

Além de estar presente nas residências brasileiras e internacionais, a sua utilização em restaurantes e outros empreendimentos garantem a originalidade do projeto.

 

Tijolo aparente combina com qual estilo de decoração?

Tijolos aparentes estão ligados à uma decoração descontraída e charmosa. Esse material vem conquistando admiradores na cidade, na praia e no campo.

Necessariamente, o tijolo aparente não precisa estar relacionado com casas rústicas, ele também pode conferir modernidade dependendo da maneira como é utilizado.

 

Quais ambientes podem receber esse tipo de revestimento?

Pode-se colocar o tijolo aparente em qualquer ambiente, hall de entrada, living, salas, cozinhas e até banheiros! Dentre as suas principais vantagens estão a resistência e durabilidade; o conforto térmico e acústico; a versatilidade dos blocos que podem ser usados como estrutura e acabamento; a atemporalidade, pois nunca saem de moda.

Mas deve-se dar uma atenção especial a sua impermeabilização, pois sua porosidade facilita a absorção de umidade, causando mofo e outros incovinientes. Para sua durabilidade deve-se aplicar impermeabilizante como silicone, verniz acrílico ou resina.

Na hora da compra, siga estas dicas:
Peças com a marca do fabricante estampada garantem a responsabilidade sobre o produto;
Ao bater um tijolo no outro, a emissão de um som metálico demonstra resistência; cheque se ele não quebra ou se esfarela com facilidade;
Se o interior da peça estiver cinza, a queima não foi bem feita.

 

 O que o tijolo aparente agrega no visual de um ambiente?

Poucas coisas deixam um cantinho mais aconchegante do que uma parede de tijolinho a vista. Disponível na arquitetura de tantas formas e acabamentos, ela encanta pela riqueza de detalhes: o tijolo da cor natural – ou mesmo pintado – conta com uma textura completamente única, capaz de deixar lares rústicos ou contemporâneos mais bonitos e acolhedores.

Se você pretende construir uma parede com esse material, pense no efeito que mais lhe agrada e escolha peças com a tonalidade e o tamanho adequados (O mercado é muito farto de opções), mas fiquem atentos  à um pedreiro de qualidade!

Escolha com atenção o tijolo mais adequado ao seu projeto, levando em consideração a qualidade das peças, seu formato, cor e o custo.

As cores mais comuns são em tonalidades de vermelho e laranja, mas existem peças mais claras (meio rosadas),  tabaco, café, preto…

 

O tijolo aparente de hoje está diferente do material usado no passado? Está mais brilhante e fino, por exemplo?

Você pode ter uma parede com tijolos aparentes na sua casa de duas formas: removendo o reboco de uma parede já pronta ou revestindo sua parede original com tijolos.

O tijolo maciço, muito utilizado em construções antigas, é o tijolo que vemos embelezando ambientes de diferentes estilos por aí. Por isso aqui vai uma dica valiosa para quem deseja fazer a primeira opção acima: antes de remover todo o reboco da sua parede, remova somente um pedaço para se certificar de que o tijolo que está embaixo é maciço e está em bom estado. Tijolos convencionais (aqueles furadinhos!), blocos de concreto e blocos de cerâmica não ficam legais aparentes.

Outras vezes, o revestimento com tijolos pode ser obtido usando tijolos próprios para este fim, podendo apresentar neste caso espessuras de 2,5 cm a 1,0 cm. Mas deve ser assentado por um técnico especializado.

Se for reformar algum cantinho revestindo sua parede de tijolos pode-se optar por diferentes tipos de tijolo e de junta. Existem três tipos para você escolher: a junta cheia, a frisada e a seca. Na cheia, a massa é nivelada na superfície dos tijolos; na frisada a quantidade de massa é menor, criando uma diferença de profundidade do rejunte em relação ao tijolo; na seca os tijolos são apoiados diretamente um sobre o outro, recebendo argamassa somente na parte de trás.

Os acabamentos também variam muito. Você pode escolher por um acabamento natural, onde a rusticidade do tijolo vai ser completamente preservada, ou escolher uma pintura com cal ou tinta. Pintar a parede de tijolos aparentes é a saída perfeita para quem busca por resultados mais delicados e modernos.

”Seja para compor paredes, seja apenas para revesti-las, a intenção é deixa-los á mostra!”.

 


 

 

2017-04-03T17:57:43-03:00

Esta imagem possui direitos alterais e não pode ser baixada sem autorização.